Caros dirigentes associativos,
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vem por este meio afirmar que não irá participar no próximo ENDA a realizar nos dias 11, 12 e 13 de Abril a ser organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A nossa auto-exclusão em relação a este evento deve-se às seguintes razões:
1. Devido a uma excessiva partidarização do movimento académico consideramos que, neste momento, toda a acção passível de ser desenvolvida está condicionada a meros formalismos que, em nossa opinião, não defendem o real interesse dos estudantes.
2. Uma participação no ENDA envolve custos suportados por estudantes que não devem ser mobilizados para exercícios de retórica que não produzem resultados substanciais.
3. Com as actuais agressões ao Ensino Superior Público pela sociedade de uma forma geral deixamos um alerta para uma reflexão séria e crítica acerca do papel das Direcções das Associações de Estudantes na defesa de quem as elege.
4. A AEFCSH demarca-se claramente de qualquer iniciativa que não tenha como principal preocupação o interesse dos Estudantes que são os principais afectados por um sistema inoperante e enferrujado.
5. Desejamos que este ENDA possa ser o ponto de partida para um plano de acção pela defesa de um Ensino Superior Público, que nós só concebemos a nível nacional com participação de todos e com real interesse na resolução de problemas concretos.
6. É nossa responsabilidade defender de forma honrada as conquistas que permitiram a existência do Movimento Associativo feito por Estudantes para os Estudantes e não por políticos em início de carreira.
7. Serve este comunicado como uma afirmação expressa pelos Estudantes da FCSH-UNL, exigindo por isso a sua leitura durante o decorrer dos trabalhos e a anexação da mesma em acta.
Sem mais assunto, e com os votos sinceros de uma boa jornada de trabalho,
Com os melhores cumprimentos,
A DAEFCSH
Sem comentários:
Enviar um comentário